Muito Boa Tarde Galera, estou aqui nessa Sexta-Feira Santa de 2011 para tenta explica uma das áreas onde pessoas criativas tem grande sucesso ou boa parte delas. O Designer e design, mas não se enganem, embora os nomes sejam muito semelhantes, o conceito de design e diferente de Designer. Hoje vamos aborda sobre esse assunto, para você que deseja entra nessa área, mas não sabe por onde iniciar, então LET'S GO. (Essa postagem foi escrita na tarde de Sexta-feira)
A atitude projectual de Leonardo da Vinci faz dele um dos primeiros designers da Idade Moderna. Ao reinterpretar, corrigindo, as medidas das proporções humanas, com o quadrado e o círculo que Vitruvio estabelecera na Antiguidade, da Vinci foi um pioneiro da moderna antropometria. Com os projectos de máquinas voadoras, entre outros engenhos, da Vinci foi um genial antecipador de possibilidades tecnológicas que só no século XX se tornaram uma realidade prática. Os seus engenhos reflectem a aplicação de um método científico (ostinato rigore) que em tudo dá um exemplo do que deve ser design: imaginação, conceito e projecto.
Pois bem galera, vamos diferenciar um do outro.
Bem galera, Entende-se o design (em alguns casos projeto) como o esforço criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e definição de algo, como um objeto, uma imagem, entre outros, em geral voltados a uma determinada função. De uma forma ampla o termo design, porém, refere-se à concepção de uma solução prévia para um problema. Mas em uma acepção mais específica, design se refere à profissão da pessoa que projeta. Como tal, tem diversas especializações, de acordo com o tipo de coisa a projetar. O profissional que trabalha na área de design é chamado, portanto, de designer, visto a palavra pertencer à língua inglesa e normalmente não se traduz.
Design é, portanto, um esforço criativo através do qual se projetam todo tipo de coisas, incluindo utensílios, vestimentas, peças gráficas, livros, máquinas, ambientes e (recentemente) também interfaces de programas.
O design gráfico é uma forma de comunicação visual. É o processo de dar ordem estrutural e forma à informação visual, trabalhando frequentemente a relação de imagem e texto. Podendo ser aplicada a vários meios de comunicação, sejam eles impressos, digitais, audiovisuais, entre outros.
O profissional que realiza esse tipo de função é o designer gráfico. No entanto, mesmo existindo uma formação específica para essa área, vários tipos de profissionais atuam como designers gráficos - notoriamente os publicitários especializados em design gráfico assim como ilustradores e artistas gráficos.
Áreas do Design - As áreas onde o design se pode exprimir são múltiplas e variadas, embora possamos interrelacionar muitas dessas áreas, pode-se particularizar as seguintes: design de comunicação visual, historicamente relacionado com as artes gráficas e onde hoje se pode incluir o design de identidade corporativa, a sinalética, o vídeodesign, o webdesign e o de multimédia; o design urbano, de interiores, de ambientes, de mobiliário; o design industrial, de equipamento, de produto. Entretanto, novas áreas estão a ser definidas, pela urgência: o ecodesign.
Então meus queridos prodígios, agora que vocês tem uma pequena noção de design, vamos sair por ai designando em tudo. Mas com moderação e sem falta com respeito Ok. Galera fico por aqui até à próxima abraço e LET'S GO. |
0 comentários:
Postar um comentário